top of page
APRESENTAÇÃO

APRESENTAÇÃO

 

O desenvolvimento de práticas da pesquisa em diferentes áreas tem se constituído como uma busca constante no intuito de propiciar a produção do conhecimento e de superar uma visão enigma elitista, que coloca o pesquisar como atividade exclusiva de grandes instituições e intelectuais, visando deste modo um amplo paradigma, com finalidade de facultar sapiência na carreira acadêmica. A atividade de pesquisa é uma das molas propulsoras do avanço do conhecimento, da construção e validação de novas tecnologias e da formação e fortalecimento profissional nas diferentes áreas (KRUG et al., 2011; CAMPONOGARA et al., 2007; SOUZA, 2003).

Nesse sentido, a pesquisa deve ser compreendida, além de um conjunto de técnicas utilizadas para o conhecimento da vida, mas sobretudo, como um recurso ligado a diferentes modos de produzir conhecimento e a história de suas legitimações. Dessa forma, a pesquisa em Psicologia Social também implica no ponto de vista ético, ou seja, na relação do pesquisador com o(s) pesquisado(s), na relação com os outros pesquisadores, na relação com uma “ciência com consciência” (TITTONI; JACQUES, 2007).

Neste contexto, os grupos de pesquisa representam uma instância importante e estratégica para o desenvolvimento e consolidação da pesquisa institucional, bem como, para qualificar a inserção da IES na realidade social e no atendimento às demandas que envolvem a produção do conhecimento científico e tecnológico. São definidos como conjuntos de pesquisadores, discentes e docentes organizados hierarquicamente em torno de uma ou, eventualmente, duas lideranças, cujo fundamento organizador dessa hierarquia deve ser a experiência, o reconhecimento e a liderança científica e/ou tecnológica (BARRETO, 2003).

É importante que o trabalho de investigação científica esteja organizado em torno de linhas comuns de pesquisa e traduza, através dos projetos de pesquisa e da divulgação dos seus resultados, uma efetiva integração entre pesquisadores, estudantes e comunidade (KRUG et al., 2011).

Sendo assim, o trabalho que se segue, é uma proposta de oficialização, por meio de protocolo institucional, de um Grupo de Estudo e Pesquisa em Psicologia, Discurso e Sociedade.

 

IDENTIFICAÇÃO

 

Nome do Grupo: Grupo de Estudo e Pesquisa em Psicologia, Discurso e Sociedade - GEPPDS

Ano de Formação: 2018

Área Predominante:  Psicologia Social

Instituição: Faculdade de Educação de Tangará da Serra - FAEST

Local: Tangará da Serra

Coordenador: Professor Me. Eraldo Carlos Batista

Departamentos envolvidos: Psicologia

Endereço: Rua Deputado Hitler sansão; Nº 1038

Bairro: Jardim do Lago

Cidade: Tangará da Serra  

UF: MT

CEP:78300-000

Telefone: (65) 3326-4650.

E-mail: uniserra@uniserratga.com.br          

Home Page: http://uniserratga.com.br/

 

DESCRIÇÃO:

 

O Grupo de Estudo e Pesquisa em Psicologia, Discurso e Sociedade – GEPPDS é um espaço de reflexão, saberes e práticas voltado para o campo da Psicologia Social e áreas afins. Suas várias atividades são desenvolvidas com ênfase na natureza multiprofissional e interdisciplinar de pesquisa e ensino, que têm como finalidade o diálogo entre professores, estudantes e a comunidade.

O GEPPDS tem por finalidade realizar pesquisas engajadas numa perspectiva interdisciplinar, interdepartamental e interinstitucional, com o compromisso de aliar a produção de conhecimento teórico e técnico científico às complexas transformações na sociedade contemporânea sob a perspectiva da Psicologia Social. Dessa forma, o grupo foi pensado como ferramenta estratégica no compromisso social da IES como um recurso ligado a diferentes modos de enfrentamento das problemáticas locais e regionais.

 

JUSTIFICATIVA

 

Considerando-se o princípio da permanente exigência acadêmica de articulação entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão com objetivo de aproximar o acadêmico do desenvolvimento de suas potencialidades no âmbito da teoria/prática do Ensino superior, o GEPPDS se torna relevante no processo de formação acadêmica das IES. A formação do Grupo de Estudo e Pesquisa também é importante, uma vez que acadêmicos dos períodos iniciais dos cursos envolvidos terão oportunidades de participar de estudos aprofundados e reflexivos sobre a temática. Consequentemente esses alunos desenvolverão seu espírito crítico, o que lhes proporcionará melhorias na escrita acadêmica.

A formação do grupo também   oportunizará os acadêmicos ao estudo de métodos e delineamentos de pesquisas, bem como sua aproximação do mundo científico. A leitura permanente e escrita de artigos científicos lhes proporcionará conhecimentos sobre revistas científicas, submissão e publicação de manuscritos além de elaboração e apresentação de trabalhos nas mais diversas modalidades em eventos de nível regional, nacional e internacional.

Considerando que é cada vez maior as exigências de publicações em periódicos científicos como titulação do corpo docente da IES, a implantação do presente Grupo de Estudo e Pesquisa será de grande importância para os docentes envolvidos. A partir dos estudos e pesquisas (de campo e/ou bibliográfica) o GEPPDS proporcionará publicações de artigos, ensaios e resenhas por esses docentes juntos aos acadêmicos. Da mesma forma, para a Faculdade de Ensino Superior de Tangará da Serra-FAEST, implantação e desenvolvimento do GEPPDS trará benefícios nas futuras avaliações do Ministério da Educação – MEC, bem como seu reconhecimento nas credenciais institucionais nas produções científicas e nos trabalhos apresentados em eventos científicos.

Considerando que a formação e atuação com vistas ao desenvolvimento de práticas interdisciplinares assumem importância fundamental no processo de formação acadêmica enquanto realidade marcada e indissociada da construção sociocultural compreendido e envolvido por meio de reflexão e práticas interdisciplinares feitas de forma efetiva, o GEPPDS proporcionará troca de experiências entre acadêmicos e docentes de Departamentos distintos por meio de suas linhas de pesquisa e estudos. Por fim, não menos importante, a sociedade se beneficiará com os resultados encontrados nas pesquisas desenvolvidas pelo Grupo.

OBJETIVOS

 

Objetivo geral

 

Promover um espaço de discussões e reflexões entre docentes e discentes, que possa gerar e difundir conhecimentos em diferentes áreas temáticas da Psicologia Social que visam a democratização da produção do conhecimento científico.

 

Objetivos específicos

  • Promover fórum de debate, discussão e reflexão com acadêmicos e professores do Grupo a fim de aprofundar os conhecimentos relacionados à Psicologia Social;

  • Formar, mediante uma abordagem metodológica, investigadores iniciados na pesquisa científica, capacitando-os à linguagem, procedimento e sistematização da atividade da pesquisa;

  • Desenvolver projetos relacionados às linhas de pesquisa Comunidades tradicionais, produção de sentidos e identidade, Psicologia e Direito da Infância e Juventude, Psicologia do Trabalho e saúde mental.

  • Divulgar de maneira sistematizada os relatórios de pesquisa em eventos científicos da área em níveis local, regional, nacional e internacional.

METAS A SEREM ALCANÇADAS

 

Elaboração, submissão e publicação

 

 O GEPPDS tem como meta a publicação de um artigo científico por semestre, contar a partir de 2018.

 

Participação em Eventos

 

Independentemente do número de participantes, o GEPPDS tem como meta a participação no mínimo de um evento científico da área (Congressos, Seminários, Simpósios ou Encontros) em nível nacional e no mínimo a participação em três eventos de nível estadual e/ou regional por ano. A participação implicará automaticamente de apresentações de trabalhos de modalidades distintas como: pôsteres, comunicação oral, mesa redonda, minicurso etc.

Observação: todos os membros do grupo serão OBRIGADOS a participar dos eventos acadêmicos cientícos da FAEST bem como colaborar com a equipe de organização do evento.

IDENTIFICAÇÃO
DESCRIÇÃO
METAS
OBJETIVOS
JUSTIFICATIVA
bottom of page